IPC-IG e socialprotection.org participam do Fórum Mundial sobre Desenvolvimento Sul-Sul 2016 em Dubai

By IPC-IG

O Centro apresentará seus estudos sobre fortalecimento de capacidades em países da África para o monitoramento dos ODSs via Cooperação Sul-Sul.

 

                                              

 

Brasília, 31 de outubro de 2016 – O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG/PNUD) e a plataforma online dedicada aos temas de proteção social, socialprotection.org, participam da oitava edição anual do Fórum Mundial sobre Desenvolvimento Sul-Sul (Global South-South Development - GSSD Expo 2016), realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 31 de outubro a 3 de novembro. 

Sob o tema “Cooperação Sul-Sul: rumo à inovação, um roteiro para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, a edição deste ano do Fórum destaca soluções de desenvolvimento de sucesso criadas por países do Sul Global para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

                                                                     

 

Nesse contexto, a representante do IPC-IG e do socialprotection.org no evento, a Oficial de Projeto Sênior, Mariana Balboni, foi uma das palestrantes da sessão do evento que abordará pesquisas em Cooperação Sul-Sul no contexto dos ODSs, realizada em 2 de novembro.  Essa sessão marcou o lançamento das conclusões das pesquisas sobre temas prioritários de Cooperação Sul-Sul e Cooperação Triangular, conduzidas por think tanks do Sul Global, e que identificam temas para pesquisas subsequentes, dentre outros pontos. Mariana apresentou os estudos do IPC-IG para o fortalecimento de capacidades em países da África para o monitoramento dos ODSs via Cooperação Sul-Sul.  Ela também apresentou os resultados do primeiro ano de atividades do socialprotection.org. Essa plataforma online em inglês promove o compartilhamento de conhecimento e a capacitação em políticas e programas de proteção social eficazes, com base nas experiências dos países em desenvolvimento.

A Fundação Internacional Zayed para o Meio Ambiente, representando o Governo dos Emirados Árabes Unidos, é a anfitriã do evento, que é organizado pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC), em parceria com mais de 20 agências da ONU e demais parceiros. O Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) é o coordenador das sessões do evento sobre Cooperação Sul-Sul e Cooperação Triangular.  O Forum Mundial sobre Desenvolvimento Sul-Sul foi endossado pelos Estados-Membros das Assembléia das Nações Unidas por meio do Documento Final de Nairóbi, durante a Conferência de Alto Nível da ONU sobre Cooperação Sul-Sul, realizada na capital do Quênia, em 2009. 

 

Escrito por Denise Marinho dos Santos